FANDOM

Sandro Dias
Imagem:Wlavantar2ph.gif
Nome completo Sandro Dias
Nascimento 18 de Abril de 1975, Santo André, São Paulo - Brasil
Apelido (s) Mineirinho / O Rei do 540
Ocupação Skatista profissional
Modalidade Vertical
Manobras principais Nosegrab, Method, Melon, McTwist, Gnar Jar, O 900
Patrocinadores Positiv Skateboards, Reef

"O que eu mais gosto de fazer: andar de skate!"
— Sandro Dias

Sandro Dias é um skatista vertical profissional, considerado um dos mais influentes skatistas Brasileiros e um dos melhores do mundo.

Ele é cohnecido por sua habilidade em conseguir altura nas rampas e por ser um dos três únicos skatistas mundiais que conseguiram realizar O 900.

BiografiaEditar

JuventudeEditar

"Meu primeiro contato com o skate foi até um pouco engraçado."
— Sandro Dias

Sandro Dias nasceu em Santo André, São Paulo, no ano de 1975. Aos onze anos de idade, um amigo de Sandro levou uma prancha de skate até o prédio onde ele morava. Eles colocaram um pneu de carro em cima do skate, e enquanto um sentava dentro do pneu o outro empurrava na descida da garagem do prédio. Sandro então pediu um skate aos seus pais para continuar com sua bincadeira, e acabou ganhando um de presente no Natal. Quando ganhou sua prancha, Sandro começou a se interessar mais pelo esporte e passou a freqüentar diariamente uma rampa de madeira que alguns skatistas haviam construído no fundo de uma loja perto de sua casa.

Depois de alguns meses, Sandro participou de sua primeira competição de skate na Prefeitura Municipal de Santo André. Ele era o skatista mais novo do evento, e acabou em oitavo lugar. Essa competição motivou Sandro a continuar andando de skate e a evoluir como atleta, e após dois anos de treinamento ele se tornou o Campeão Brasileiro de street iniciante. Em 1989, Sandro viajou até a Alemanha e participou de seu primeiro campeonato internacional. Ele ainda era skatista amador, mas competiu como profissional e acabou no trigésimo lugar.

Sandro então retornou ao Brasil e continuou competindo como amador, mas com a queda de popularidade do skate e o desaparecimento das pistas e rampas durante a época de 1990, ele parou de andar de skate.

Carreira profissionalEditar

"Nunca pensei que eu viraria profissional. O nível de profissional veio como conseqüencia da diversão."
— Sandro Dias
Sandro Dias Grab.jpg

Sandro Dias na rampa.

Em 1995, Sandro Dias voltou a andar de skate e acabou em quinto lugar em uma competição no Center Norte. Ele então participou de várias competições no Brasil e na Europa, e em 1998 Sandro participou pela primeira vez do Slam City Jam em Vancouver. Sandro Dias se tornou um skatista profissional, e passou a viver somente do skate.

Em 1999, ele particiou pela primeira vez dos X-Games e Gravity Games, e terminou entre os vinte primeiros. Em 2000, ele novamente participou desses eventos e ficou entre os dez primeiros. No ano seguinte, Sandro participou de praticamente todos os eventos WCS pelo mundo e ganhou a última etapa, terminando em quinto lugar no ranking mundial e se tornando campeão do circuito Europeu.

Em 2004, Sandro realizou O 900 (considerada a mais difícil manobra vertical) durante os X-Games Latinos e mais tarde nos X-Games Americanos. Essa manobra concedeu a Sandro mais notoriedade e o tornou um dos skatistas mais graduados do mundo. Sandro Dias também acabou em primeiro lugar no ranking mundial de 2003 a 2007, tornando-se assim penta-campeão mundial.

Sandro Dias continua no skate vertical até hoje, e ao lado de Bob Burnquist se tornou o mais influente skatista Brasileiro.

ManobrasEditar

"É fácil para mim."
— Sandro Dias, comentando sobre o 540

Sandro Dias é conhecido mundialmente por sua habilidade de conseguir grandes alturas nas rampas, e também por sua facilidade em realizar rotações. Ele é chamado O Rei do 540, mas ele conseguiu realizar O 900 duas vezes em competição, ambas em 2004. Ao lado de Tony Hawk e Giorgio Zattoni, Sandro Dias se tornou o terceiro skatista mundial a conseguir realizar O 900. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhnnnnnnnnnnnnnnnhhhhhhhhhhhhhnnnnnnnnnnnnnnnnnnhhhhhhnnnnnnnnnnnn

VídeoEditar

CuriosidadesEditar

  • Sandro Dias possui mais de doze variações do 540, entre elas o Gnar Jar, e por isso ele é chamado de O Rei do 540.

Links externosEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória